Um jornalista inglês viajou por vários países do mundo para produzir um documentário sobre as torcidas organizadas, e mostrar a real fábrica do futebol.
O problema enfrentado pelo futebol sobre as brigas e os confrontos de torcidas organizadas não é uma singularidade apenas do Brasil. Esse problema é enfrentado principalmente na América do Sul (Brasil e Argentina) e também na Europa em países como Inglaterra, Itália e Turquia.
Foi filmado um capítulo no Brasil, onde o jornalista passa por três estados, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul, onde é feito matérias com as seguintes torcidas organizadas/ Raça Rubro Negra (Flamengo), Força Jovem (Vasco), Mancha Verde (Palmeiras), Gaviões da Fiel (Corinthians), Camisa 12 (Internacional) e Geral do Grémio (Grémio). Nestas torcidas seus membros contam como funciona a torcida e como é tratada a rivalidade com os outros times e torcidas.
Na América do Sul enfrentamos o mesmo problema, principalmente no Brasil e na Argentina, a diferença com a Europa é que lá os culpados geralmente são punidos com severidade, ao contrário do Brasil onde a impunidade é mais um atrativo para esses marginais. Esses torcedores não se importam em sacrificar a própria vida, desde que sua causa seja atingida ou que morra lutando por ela, agora essa causa é simplesmente brigar e até matar o torcedor do time rival, pelo simples prazer de expressar a sua violência.
O link para assistir o documentário é,
Esse capítulo fala somente do Brasil, mas tem também capítulos falando da Argentina e da Europa que podem ser achados facilmente no youtube. Contém cenas onde os torcedores mostram roupas que foram roubadas de torcedores rivais, e até mesmo um ônibus sendo alvo de tiros.
Bom.. Vale a pena assistir para se indignar e ver até onde a ignorância dos torcedores podem chegar. Todos que vão ao estádio com a intenção de brigar deveriam ser presos e banidos dos estádios.
16 comentários:
Eis me aqui a ler seu texto tão bem cuidado..`Parabéns!
Beijos
opa ta comentado eim
corintiano malokero
e sofredor Graças a Deus
www.jornalpublicitario.cjb.net
André, parabéns por ter abordado este tema. A violência não leva a nada, muito menos no futebol.
Fala André!
É o seguinte...eu sou a favor das torcidas organizadas, eu quando eu era pequeno achava lindo aquele monte de bandeiras tremulando nas arquibancadas (foi muito bem banida por causa da ignoracia de muitos).
Lamentavelmente eu acho que as torcidas além de fiscalizar o clube, deveria fiscalizar os membros infiltrados na bandidagem. Não sei se isso é possivel, mas ajudar a policia nesses casos, porque aí sim ela faria jus ao nome de torcida organizada, porque o que vimos (e não é de hoje)é que se trata de torcidas desorganizadas, ou descontroladas.
Boa matéria no teu blog, é interessantes nos preocuparmos com esse lado negro das torcidas organizadas(não todas). Teu corinthians venceu o Gremio hoje hein, mas precisa melhorar pacas...rsrs...abraço e boa sorte
Este tema é interessante mesmo, parábens pelo texto...
ótimo falar nisso ...
é muito bom abordar temas assim em blog's ...
Seu blog é otimo ainda mais por se tratar de um time tão fodão ^^
Sofredor raças a Deus ^^
texto fantástico, blog fantástic aliás.. =D
t+
Triste realidade...
ae corinthiano, excelente texto cara! bem escrito e tals!
Infelizmente a violência no futebol não se restringe a uma só região . é um fator mundial, onde extrapola-se o interesse pela bola para virar uma guerra de Gangs.
Coibir isso com medidas penais graves é a única solução
Torce mal hein mano...
http://gatinhasdainternet.blogspot.com
vlw morrew .muito bom o video ...irado esse negocio de torcida.medo/
Fala! blz?
muito bom o seu post! continue assim...
tenha um bom fim de semana,
Abraço
http://autoswallpaper.blogspot.com
Organizadas hoje, parece bando de Selvagens só querendo briga
infelizmente a impunidade´não está retrito ao futebol, cada vez mais outros setores da sociedade passam por esse descaso... Você escreve bem, mas vou torcer sempre contra o seu time.
Um abraço e sucesso!
Uilians Uilson Santos
Postar um comentário