Google

sábado, 4 de agosto de 2007

O começo de mais um semestre. O recomeço de uma luta.

Nesta segunda-feira próxima, começará o sexto semestre do curso de Geografia na Unesp de Rio Claro, espero que seja um bom semestre apesar dos problemas enfrentados por esta e mais as duas outras universidades públicas do estado de São Paulo. Pois a USP, a UNICAMP e a UNESP, enfrentam faz muitos anos sérias dificuldades financeiras impostas pelos sucessivos governos neo-liberais liderados pelo PSDB.
Este partido que governa o estado de São Paulo há mais de treze anos, iniciou uma política de privatizações que deixou praticamente todo o patrimônio do povo paulista nas mãos das empresas privadas, (como Telesp, Eletropaulo, Banespa, para citar só alguns). A última vítima desta privatização voraz foi a malha rodoviária que com suas grandes e importantes estradas estaduais são umobjeto de grandes lucros, mas estes lucros não irão para os cofres públicos, mas sim para as poderosas empresas que controlam os pedágios abusivos.
Bom, agora existe uma questão em jogo: "O que sobrou para esses governantes privatizarem? Pois só assim eles conseguem governar esse estado."
Eu vos digo o que sobrou; sobrou as universidades estaduais que são o orgulho deste estado, mas este processo tem que ser preparado com muita cautela, pois estão lhe dando com um ramo do funcionalismo público delicado. Antes de privatizar é preciso sucatear, e depois preparar a opinião pública, dizendo que a universidade não atende a sociedade, e que a maioria dos alunos são ricos e podem pagar para estudar nela.
Então vemos atualmente um processo de abandono e sucateamento do trio de ferro da educação paulista, sinto isso em meu curso (Geografia - Rio Claro), onde os professores não estão sendo substituídos como deveriam e muitas disciplinas estão sendo ministradas por professores contratados temporariamente que não tem compromisso assumido com pesquisa e extensão; as verbas para os trabalhos de campo estão cada vez menores e com isso diminuindo a qualidade do curso. É por estas e por outras razões não citadas aqui que devemos nos mobilizar para melhorar a educação superior pública.

11 comentários:

R Lima disse...

Encontrei teu blog ao acaso.. e vim te visitar.

Bom começo de semestre aí.. abçs,



[ http://oavessodavida.blogspot.com/ ]

O AveSSo dA ViDa - um blog onde os relatos são fictícios e, por vezes, bem reais...

Sílvia Lhullier disse...

Oi estou retribuindo a visita! Seu blog é bem legal apesar de ser de um corintiano! heheheheheheheheeh!

Nil Borba disse...

Olá..menino!

Seu blog merece meu link sim... Tenha um bom semestre apesar de todos os pesares.
beijos

Anderson disse...

Sou são paulino! Primeiro lugar, e o corinthians? Quantos mundiais? Acho bom você lembrar. São Paulo!

Floradas de amor disse...

As universidades devem atender aos interesses e necessidades concretos da população. E não das classes dominantes mais uma vez.

Vibrações positivas sempre!!!
~Ana Brunini

- Cah disse...

legal o seu tbm.
flw.

Diego Moretto disse...

Isso é uma triste verdade. Aqui no ES, só tem uma federal, nem estadual tem, então a gente ate se acostumou já com os problemas. Bom, boa sorte em seu semestre...abs!

david disse...

Concordo com voce , temos todos que nos mobilizar para sermos um exemplo de torcida mundial!

Unknown disse...

As universidades públicas merecem uma maior atenção dos governates, mas parece que eles preferem investir nas faculdades PRIVADAS ao invés de melhorar e ampliar as públicas..

LUIZ FERNANDO FUSCO disse...

é a nossa realidade, temos q dificultar ao maximo esse sucateamento

Anônimo disse...

Olha depois daquele jogo eu acho que o Corinthuas uma verdadeira porcaria!

Ele merece perder sempre!

**É um bosta...